10 coisas que você usa todos os dias que são feitas de petróleo

A humanidade usa  derivados do petróleo desde a antiguidade, mas foi a partir de meados do século XIX que nos tornamos extremamente dependentes dele. Não é à toa que guerras estão em andamento e que outras virão por causa do petróleo. A quantidade de produtos derivados do petróleo é assustadora, parece não ter fim. Nessa lista, veremos 10 coisas que usamos praticamente todos os dias e que são feitas de petróleo.


10 – Cosméticos

cosméticos

Pense no novo creme que você acabou de comprar - aquele  que você está prestes a esfregar em  todo o  rosto - como uma massa podre de milhões de organismos mortos. Isso é essencialmente o que você está pagando, já que produtos baseados em petróleo constituem até 80% dos ingredientes num cosmético. Os componentes mais comuns são os óleos, ceras, perfumes, corantes e outros produtos petroquímicos (produtos químicos derivados do petróleo). Os derivados de petróleo também são encontrados em seus shampoos, condicionadores e tinturas de cabelo.



9 – Borracha sintética


borracha_sintética

Devido à  estabilidade térmica e resistência, a indústria por vezes, prefere usar a borracha sintética em vez do látex. A substância é encontrada em artigos esportivos, calçados e pneus. A borracha sintética também é muito usada em fios e cabos. O principal fator que inibe a sua utilização é o custo elevado em comparação com a borracha natural. 



8 – Lubrificantes


lubrificante

Além de ajudar você a viver suas fantasias sexuais pervertidas, os lubrificantes influenciam a sua vida de muitas maneiras. Quer você perceba ou não; eles são encontrados em uma vasta gama de produtos de uso diário. Um lubrificante é simplesmente uma substância que reduz o atrito entre duas superfícies em movimento, essa capacidade é conhecida como lubricidade. Talvez o mais comum seja o óleo de motor, que é utilizado para proteger os motores de combustão interna. Outros lubrificantes comuns são a graxa e a parafina.

7 – Medicamentos

Polycystic-Ovarian-Syndrome-treatment
Muitos dos medicamentos atuais são derivados do benzeno, que  por sua vez é  um derivado do petróleo. Quase todos os medicamentos de venda livre, tais como a aspirina, são baseados nesse petroquímico. Embora pareça contraditório, produtos à base de petróleo são amplamente utilizados em homeopatia. Alguns têm associado o avanço da tecnologia do petróleo ao surgimento da medicina moderna.



6 – Produtos de limpeza


produtos_limpeza

Se você olhar para a lista de ingredientes de um produto de limpeza, você vai encontrar  coisas que  nunca ouviu falar e que provavelmente não sabe pronunciar. Com substâncias que podem matar você ou que apenas fazem  sua mesa brilhar , um produto de  limpeza qualquer é uma mistura de algumas substâncias químicas sintéticas, sendo a maioria delas petroquímicas; como a glicerina, que é largamente encontrada em detergentes para a roupa e louça.

5 – Asfalto

asfalto
Asfalto, também conhecido como o betume, é uma forma semi-sólida de petróleo que pode ser natural ou refinada. Seu principal objetivo é atuar como adesivo entre vários minerais, criando um material conhecido como betão betuminoso. Há mais de 11 milhões de quilômetros de estradas pavimentadas em todo o mundo, o que equivale a uma boa quantidade de petróleo.



4 – Tecidos sintéticos

tecido_sintético
Fibras à base de petróleo são duráveis, prontamente disponíveis e de cuidado fácil. Combinado com o fato de que elas são geralmente mais baratas do que os tecidos naturais, as fibras sintéticas estão se tornando cada vez mais populares no mundo da moda e de artigos de decoração. Embora o algodão deva ser a fibra mais comum em sua gaveta de roupas íntimas, sua gaveta de meias talvez conte uma história diferente.
Além da maioria das roupas que não entram em contato direto com suas "partes", há uma abundância de uso para os tecidos sintéticos, basta olhar para as cortinas, sofás, tapetes. Alguns dos tipos mais comuns são crayon, nylon, spandex, acrílico, poliéster. Portanto, a próxima vez que você vestir uma roupa, tenha em mente que você está usando um pretinho básico.



3 – Comida


sanduiche

Não importa o quanto você goste do seu alimento orgânico, é difícil encontrar um alimento que não tenha sido tocado pela indústria do petróleo em algum grau. Derivados de petróleo são usados ​​em muitos fertilizantes e pesticidas sintéticos. Os polímeros encontrados em seu chiclete são feitos de petróleo. O uso de produtos petroquímicos também é generalizado em conservantes alimentares, aromatizantes, e corantes. A indústria do petróleo ajuda a agricultura a produzir mais alimentos, a cultivá-los mais rápido e a mantê-los frescos por mais tempo. Ela também ajuda a poluir a atmosfera.

 

2 – Plástico


plástico

Quase todos os plásticos são feitos de petroquímicos, e o plástico, não preciso dizer, está em todos os lugares. Se você olhar ao seu redor, você verá que uma grande quantidade de suas coisas são feitas, pelo menos parcialmente, com plástico. De seu computador até a garrafa de água mineral que você está bebendo, os plásticos estão presentes em  nossas vidas mais do que nossa própria mãe. Anualmente, cerca de 4 a 5% do total de consumo de petróleo dos EUA é com a fabricação de produtos plásticos.



1 – Combustível


bomba_gasolina

O exemplo mais óbvio nesta lista, mas justificadamente o número um: o consumo combinado de gasolina, diesel e combustível de aviação responde por cerca de 72% do consumo mundial de petróleo.



10 coisas que você usa todos os dias que são feitas de petróleo 10 coisas que você usa todos os dias que são feitas de petróleo Reviewed by Bento Santiago on 12:54 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.